domingo, 29 de junho de 2014

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Mateus 16 : 13-19

     13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: "No dizer do povo, quem é o filho do homem?" 14 Responderam: "Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas." 15 Disse-lhes Jesus: "E vós quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo!" 17 Jesus então lhe disse: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
     Um simples pescador da Betsaida proclama que o filho de um carpinteiro é realmente o Filho de Deus, por natureza. Ali é plantado o grão de mostarda, do qual nasceria a Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dia 27/06/2014 Sexta-feira Sagrado Coração de Jesus

     Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

domingo, 15 de junho de 2014

Deus é uma Comunidade de amor!

     O mistério que hoje celebramos coloca-nos diante da grandeza do amor divino. Para nos comunicar sua presença e sua misericórdia, Deus se faz três pessoas unidas por uma profunda e contagiante comunhão. Pai, Filho e Espírito Santo tornam-se, deste modo, uma referência para nossas Comunidades e também para nossas famílias. Tal como a Santíssima Trindade, somos chamados para promover o diálogo e o encontro no mundo onde vivemos.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

13 de Junho - Santo Antônio de Pádua

     Santo Antônio de Pádua é tão conhecido por seu nome de ordenação que chamá-lo pelo nome que recebeu no batismo parece estranho: Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Além disso, ele era português: nasceu em 1195, em Lisboa. De família muito rica e da nobreza, ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Fez seus estudos filosóficos e teológicos em Coimbra e foi lá também que se ordenou sacerdote. Nesse tempo, ainda estava vivo Francisco de Assis, e os primeiros frades dirigidos por ele chegavam a Portugal, instalando ali um mosteiro.
Manoel Ribas - PR

GOU do dia 11/06/2014 o Último do 1° Semestre

João 6 : 67-69

     67 Então Jesus perguntou aos Doze: "Quereis vós também retirar-vos?" 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69 E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!"

domingo, 8 de junho de 2014

Pentecostes

     Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja.
     Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O GOU do dia 04/06/2014

João 14 : 16-17

     16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.* 17 É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhece-reis, porque permanecerá convosco e estará em vós.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Espírito Santo

     O primeiro dom do Espírito Santo, qual é? O dom de si mesmo, o dom do amor que te faz apaixonar-se por Jesus. E este amor muda a vida. Por esta razão se diz "Nascer de novo para a vida no Espírito". Como Jesus disse a Nicodemos. "Vocês receberam o grande dom da diversidade dos carismas, a diversidade que leva à harmonia do Espírito Santo, ao serviço da Igreja. (Papa Francisco)